Novidades Modèle

Tecarterapia, a tendência de 2020

O que é a Tecarterapia?
Quando o assunto é Tecarterapia, ainda surgem muitas dúvidas. Dra. Ynaiã Piedade, Coordenadora Científica da Shopfisio, explica que, na prática, a tecarterapia é uma terapia eletrotérmica não invasiva, classificada como termoterapia profunda. A aplicação baseia-se no uso de uma corrente elétrica na faixa de radiofrequência, que compreende de 300KHz a 1.2MHz.
 
Um dos grandes diferenciais da Tecarterapia é a disponibilidade de dois modos de aplicação: capacitivo e resistivo. Com essa dupla poderosa, a gama de tratamentos se expande e profissionais da estética, assim como fisioterapeutas, podem abusar dos excelentes resultados da tecnologia em seus protocolos!
 
Quais são os efeitos esperados da Tecarterapia?
A utilização da Tecarterapia gera efeitos atérmicos, térmicos e hipertérmicos — o que a torna uma tecnologia bastante versátil e com um excelente custo-benefício.
 
Na aplicação atérmica, por exemplo, gera-se o efeito de bioestimulação sem calor; na aplicação térmica, por outro lado, espera-se a vascularização e existe a sensação de calor. Na hipertérmica, por fim, há a hiperativação e a geração intensa de calor.
 
Vale lembrar que a melhor indicação é aquela que está de acordo com a anamnese do paciente e com o plano de tratamento, entregando os melhores resultados para a queixa do paciente — seja ela motora, tal como dor aguda, ou estética, tipo a flacidez tissular.
 
Tecarterapia capacitiva ou resistiva?
A Tecarterapia é uma tecnologia completa. No modo capacitivo, a ação de radiofrequência é superficial, com efeito localizado sobre o tecido. Por outro lado, a Tecarterapia resistiva tem ação profunda, atingindo tecidos fibróticos e resistentes.
 
Essa diferença também pode ser observada nos aplicadores do aparelho. Na manopla capacitiva, o eletrodo é revestido e anodizado, enquanto na resistiva é metálica e causa o aquecimento a partir da resistência da pele ao aplicador.
 
Quais são as principais indicações e contraindicações da Tecarterapia?
Bastante versátil, a Tecarterapia é ideal para profissionais da saúde e da beleza. Na reabilitação, é possível aplicar o poder da tecnologia para:
 
- reduzir espasmos musculares;
- tratar dores agudas e/ou crônicas;
- relaxar e recuperar os músculos;
- aumentar o fluxo sanguíneo na região.
 
Na estética, por sua vez, a Tecarterapia é eficiente para:
 
- combater a flacidez (facial, corporal e íntima);
- minimizar sequelas de acne;
- tratar a gordura e a celulite;
- melhorar o contorno corporal.
 
Quais são as características de um equipamento de Tecarterapia?
Os aparelhos de Tecarterapia reúnem diferenciais importantes. Primeiro, vale dizer que todos possuem pelo menos duas frequências de trabalho, uma mais profunda e outra mais superficial.
 
Isso se dá por conta da disponibilidade de dois tipos de aplicadores: o resistivo e o capacitivo, respectivamente. Ah, e lembre-se de que você pode utilizar ambos em um mesmo plano de tratamento, dependendo do objetivo do seu paciente.
 
Dra. Ynaiã Piedade também finaliza com uma dica: os aplicadores circulares permitem a combinação de procedimentos manuais com a geração efetiva de calor, potencializando resultados nos protocolos estéticos.
 
Por Tais Ghedin.

 

Tecarterapia, a tendência de 2020 Tecarterapia, a tendência de 2020 Tecarterapia, a tendência de 2020


Voltar